Fundação Telefônica
Página Inicial
Institucional
Notícias
Publicações
Vídeos / Podcasts
Perguntas Frequentes
Fale Conosco
Educarede
Programas
Pró-Menino
EducaRede
Voluntários Telefônica
Arte e Tecnologia
Você está em:
Fundação Telefônica
>
EducaRede >
Projetos em andamento
O que é o Programa EducaRede
Projetos em andamento
Histórico de projetos
Acesse educarede.org
Veja no Portal
EducaRede
Educalinks
Sites úteis
Pesquisas
Diversos temas
Guia cultural
Centros culturais
Museus
Espaços de exposição
Publicações
Downloads
Livros virtuais
Materiais de apoio
EducaRede no Mundo
Argentina
Brasil
Chile
Colômbia
México
Perú
Venezuela
projetos-2008
Minha Terra 2008
Topo
Comunidade virtual que reúne professores e alunos de todo o país para trocarem informações e conhecimentos sobre as cidades brasileiras.
Em 2008, os temas de trabalho propostos pelo projeto foram elaborados a partir do currículo do Ensino Médio e, entre as atividades que se destacaram, podemos citar: as
Galerias Temáticas
, que incentivam as produções em texto e imagem; a
Arquivoteca
, que torna possível a realização de produções em áudio e vídeo; e a
Rádio Minha Terra
, que permite a produção de programas com cultura brasileira contada pelos alunos.
O projeto também aborda temas como
Cidade e Trabalho
, que mapeia as oportunidades de trabalho para jovens;
Cidade e Cultura
, que apresenta manifestações culturais vividas pela população local;
Cidade e Qualidade de Vida
, que fala sobre sustentabilidade e consumo consciente, prevenção de doenças, planejamento familiar, hábitos e oportunidades de lazer; e
Cidade e Participação Social
, que propõe questões relacionadas ao voto, movimentos sociais liderados por jovens e organização política da cidade.
Minha Terra 2009 está chegando!
Topo
Em março, a comunidade entra no ar com muitas inovações nas ferramentas interativas, nas atividades, nos desafios e na metodologia de trabalho. Uma das novidades é o eixo ambiental, que incrementará ainda mais o projeto.
Saiba mais sobre o projeto Minha Terra 2008 no Portal EducaRede
Vamos Cuidar do Brasil
Topo
Espaço de interação, de reflexão e de registro dos participantes da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá de 3 a 8 de abril de 2009, em Brasília. A conferência é uma campanha pedagógica que traz a dimensão política do meio ambiente, caracterizada pela mobilização e engajamento dos adolescentes e da comunidade escolar em debates sobre temas socioambientais contemporâneos.
Sua proposta é envolver estudantes, professores, funcionários e a comunidade escolar na reflexão conjunta sobre a melhoria da qualidade de vida, compartilhando idéias, assumindo responsabilidades e ações que serão apresentadas durante a conferência. O evento é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pela Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente e pela Coordenação-Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação, e levará alunos representantes de cada Estado para Brasília.
Saiba mais sobre o projeto Vamos Cuidar do Brasil no Portal EducaRede